segunda-feira, 21 de maio de 2012

10 livros aguardados com expectativa e que serão lançados brevemente

O leitor inveterado que se preze sempre fica antenado nos livros que estão na boca do forno para serem lançados. Não interessa se a obra irá demorar algum tempinho para sair do prelo, o que importa é que ‘ela’ sairá, e, pronto! Enquanto isso não acontece, vamos entrando no clima de pré-lançamento, garimpando na Internet um pouquinho de informações aqui, outro pouquinho ali, sobre o livro que já foi incluído em nossa lista de leitura bem antecipadamente e ‘bota’ antecipadamente nisso!
O “Livros e Opinião” publica, hoje, uma lista de 10 livros que já estão com lançamentos confirmados para esse ano. E agora, a boa notícia, a maioria deles em pré-venda!! Isto mesmo! Basta dar uma verificada em algumas livrarias virtuais para constatar. Então, vamos a nossa listinha...
01 – A Dança dos Dragões: As Crônicas de Gelo e Fogo – Vol. V (George R.R.Martin)
Os amantes ardorosos da famosa e elogiada série de livros “As Crônicas de Gelo e Fogo” estão vibrando com a notícia da antecipação do lançamento do quinto volume da saga criada por George R.R. Martin. Inicialmente estava previsto que o lançamento de “A Dança dos Dragões” - que segundo algumas pessoas seria o livro final da saga, será?? – estava previsto para o mês de outubro, mas atendendo aos pedidos insistentes de uma legião enorme de fãs, a editora Leya resolveu ‘engolir’ alguns meses e antecipar o lançamento da obra para junho. Quer a data? Então, anote aí: dia 25.
O livro já está em pré-venda nas principais livrarias on line. O novo romance de Martin tem 860 páginas. Acredito que para ler num fôlego só.
Sinopse: O Norte jaz devastado e num completo vazio de poder. A Patrulha da Noite, abalada pelas perdas sofridas para lá da Muralha e com uma grande falta de homens, está nas mãos de Jon Snow, que tenta afirmar-se no comando tomando decisões difíceis respeitantes ao autoritário Rei Stannis, aos selvagens e aos próprios homens que comanda.
Para lá da Muralha, a viagem de Bran prossegue. Mas outras viagens convergem para a Baía dos Escravos, onde as cidades dos escravagistas sangram e Daenerys Targaryen descobre que é bastante mais fácil conquistar uma cidade do que substituir de um dia para o outro todo um sistema político e econômico.
Conseguirá ela enfrentar as intrigas e ódios que se avolumam enquanto os seus dragões crescem para se tornarem nas criaturas temíveis que um dia conquistarão os Sete Reinos?
Previsão de Lançamento: 25 de junho
02 – Morte dos Reis: Crônicas Saxônicas – Livro 6 (Bernard Cornwell)
Sou suspeito, aliás muito suspeito, para falar de Bernard Cornwell. Sou fã assumido do velhinho que na minha opinião é um dos melhores escritores do mundo. Quando o assunto passa a ser romances históricos com batalhas medievais, ele se torna imbatível.
Não li, mas devorei a sua trilogia arturiana onde ele desmistifica os lendários personagens da Távola Redonda que durante décadas ficaram cobertos por uma aura mítica que nenhum outro autor ousava mexer. Estávamos acostumados a ver um Artur Rei; um Lancelot valente e coberto de virtudes; uma Guinevere bela, mas insegura e assim por diante. Então chegou Cornwell com a cara e a coragem e mudou toda a lenda arturiana, tornando-a bem mais realista, rompendo todos os paradigmas que a sustentavam.
Bem, mas o assunto aqui são as “Crônicas Saxônicas”, que com certeza estarei lendo. A obra de Cornwell – que até agora é composta por seis livros – conta a história sobre os vikings e a Inglaterra do rei Alfredo, o Grande. Vista através dos olhos de Uhtred, um garoto inglês nascido numa família aristocrata da Northumbria, que é capturado pelos vikings e passa a ter dúvidas sobre com quem está sua lealdade.
Há algum tempo, quando questionado por um fã que lhe perguntou de quantos livros seria composta as Crônicas Saxônicas, Cornwell respondeu: "Não sei. Mais do que quatro e menos do que doze?".
Sinopse: Após um longo período de debilidade, o poderoso rei Alfredo está morto. Sua morte dá início a um momento de tensão e incertezas no reino, além de abrir as portas para eventuais traições. Uhtred, braço direito do falecido rei, assume para si a responsabilidade de manter o país em ordem enquanto os problemas a respeito da sucessão não se resolvem, mas não é só com os traiçoeiros inimigos do reino e com os vikings que ele deve se preocupar. Sua relação cada vez mais intensa com a filha de Alfredo, Aethelflaed, o consome cada vez mais, apesar da proibição desse amor. E é preciso estar preparado, pois as rivalidades e intrigas de poder parecem estar caminhando para um desfecho sangrento.
Previsão de lançamento: 06 de junho
03 – Branca de Neve e o Caçador (Lily Blake)
Vou confessar algo: detesto livros que são baseados em roteiros de filmes. Detesto, não; A-B-O-M-I-N-O ! E com todas as letras maiúsculas e bem separadas. Quem quiser saber o motivo é só ler o post “do sucesso nas telas para o fracasso nas páginas”. Por isso, não vou gastar muitas linhas com essa obra que para mim não passa de uma grande estratégia de marketing com o objetivo de ‘vender um punhado de livros com uma cópia de roteiro de filme, faturando nas custas desse filme’. Acho que a explicação ficou um pouco confusa, mas é dessa maneira que vejo a obra literária da escritora Lily Blake e baseada no roteiro de Evan Daugherty. Aliás, acredito que a capa do livro baseada no cartaz do filme e que traz a atriz Kristen Stewart (a Bella da saga Crepúsculo) numa posse perto do sensual – sem dizer que a Kristen é sensual até quando está dormindo, roncando e babando – é a responsável, até agora, pelo grande interesse da ‘massa de leitores’ que pretendem ler a obra.
Vale lembrar que livro e filme serão lançados praticamente juntos. Agora me responda: “É ou não é uma ‘baita’ exploração de marketing em cima do filme??”
Sinopse: Tanto livro quanto filme contam uma nova versão da história infantil de Branca de Neve. Ela passa a ser a única pessoa na terra mais justa do que a Rainha má que pretende destruí- la. Mas o que a perversa Rainha não imagina  é que a jovem que ameaça seu reinado vem treinando na arte da guerra com um caçador que foi enviado para matá-la.
Previsão de lançamento: 18 de junho
04 – O Prisioneiro do Céu (Carlos Ruiz Zafon)
Não acreditei quando a editora Suma de Letras anunciou uma continuação para “A Sombra do Vento”, romance antológico de Carlos Ruiz Zafón. Na minha concepção, “A Sombra do Vento se tratava de um livro tão bom, com um enredo tão perfeito que, sinceramente, não merecia uma sequencia. Penso que obras únicas não devem ter continuações, pois já cumpriram o seu ciclo com maestria se tornando antológicas. Sempre vi “A Sombra do vento” por esse prisma, então chega a Suma de Letras e anuncia que Zafon decidiu publicar uma continuação para a saga dos personagens: Daniel Sempere, Bea e Fermin, tendo como pano de fundo o mitológico cemitério dos livros esquecidos.
Não vou entrar em detalhas sobre esse assunto porque também já escrevi um post sobre o tema. Aqueles que se interessarem podem acessar o link “Zafon lança a continuação de A Sombra do vento no dia 10 de junho”.
Sinopse: Barcelona, 1957. Daniel Sempere e seu amigo Fermín, os heróis de A Sombra do Vento, estão de volta à aventura para enfrentar o maior desafio de suas vidas. Já se passa um ano do casamento de Daniel e Bea. Eles agora têm um filho, Julián, e vivem com o pai de Daniel em um apartamento em cima da livraria Sempere e Filhos. Fermín ainda trabalha com eles e está ocupado com os preparativos para seu casamento com Bernarda no ano-novo. No entanto, algo parece incomodá-lo profundamente.
Quando tudo começava a dar certo para eles, um personagem inquietante visita a livraria de Sempere em uma manhã em que Daniel está sozinho na loja. O homem misterioso entra e mostra interesse por um dos itens mais valiosos dos Sempere, uma edição ilustrada de O Conde de Montecristo que é mantida trancada sob uma cúpula de vidro. O livro é caríssimo, e o homem parece não ter grande interesse por literatura; mesmo assim, demonstra querer comprá-lo a qualquer custo.
O mistério se torna ainda maior depois que o homem sai da loja, deixando no livro a seguinte dedicatória: "Para Fermín Romero de Torres, que retornou de entre os mortos e tem a chave do futuro". Esta visita é apenas o ponto de partida de uma história de aprisionamento, traição e do retorno de um adversário mortal. Daniel e Fermín terão que compreender o que ocorre diante da ameaça da revelação de um terrível segredo que permanecia enterrado há duas décadas no fundo da memória da cidade.
Ao descobrir a verdade, Daniel compreenderá que o destino o arrasta na direção de um confronto inevitável com a maior das sombras: aquela que cresce dentro dele. A narrativa de A Sombra do Vento converge e leva o leitor à resolução do enigma que se esconde no coração do Cemitério dos Livros Esquecidos.
Previsão de lançamento: 10 de junho
05 – Apaixonados: Histórias de Amor de Fallen (Lauren Kate)
Sei que ao escrever as próximas linhas irei correr o risco de ser apedrejado pelos fãs da série de livros escrita por Lauren Kate. Mas lá vai: Detesto a história. Não faz o meu gênero. Da mesma forma que exconjurei Wake e Sussurro, também exconjuro Fallen. Respeito aqueles que amam a série, mas gosto não se discute. Prova disso é que milhares de pessoas espalhadas por esse mundão de Deus idolatram a série. Caso contrário, Fallen não teria vendido desde o seu lançamento, em 2009, 1,5 milhão de exemplares nos Estados Unidos e 400.000 exemplares no Brasil; ou então não teria seduzido os Estúdios Disney a produzir um filme sobre a série. Mas como já disse, gosto não se discute e... não gostei de Fallen. Parei a leitura antes da metade do primeiro livro da série. Por isso, vou apenas publicar a sinopse de lançamento do próximo livro de Lauren Kate que já invadiu todas as redes sociais. Anote aí...
Sinopse:   História de Luce e Daniel comprova a possibilidade do amor eterno. Mas a vida do casal não representa o único tipo de amor possível. Em Apaixonados: Histórias de Amor de Fallen, Lauren Kate se inspirou nas histórias recebidas pelos fãs ao longo do processo de publicação dos três primeiros volumes da série - Fallen, Tormenta e Paixão. Situado em um momento entre os acontecimentos de Paixão e de Rapture - último volume da série -, Apaixonados: Histórias de Amor de Fallen é um passeio por diferentes paixões através do tempo, aproximando os leitores das histórias de Miles, Shelby, Roland e Ariane.
Previsão de lançamento: 06 de junho
06 – O Colecionador de Lágrimas: Holocausto Nunca Mais (Augusto Cury)
Aprendi a gostar do jeito de escrever de Augusto Cury depois que li todos os livros da coleção “Análise da Inteligência de Cristo”. O jeito que esse médico pisiquiatra e também psicoterapeuta escreve é apaixonante, viciante e emocioante.
À exemplo de “Análise da Inteligencia de Cristo”, “O Vendedor de Sonhos”, “O Semeador de Idéias” e “Filhos Brilhantes, Alunos Fascinantes”, tenho certeza de que o seu próximo livro: “O Colecionador de Lágrimas: Holocausto Nunca Mais” - que será lançado pela editora Planeta, em junho - será um grande sucesso.
Sinopse: E se você pudesse voltar no tempo e mudar a História? Você o faria?
Um professor especialista em nazismo e II Guerra Mundial começa a ter insônia e pesadelos, como se estivesse vivendo as atrocidades ocorridas durante o Nazismo.
Em um ponto de desatino, diz que os alunos são parceiros de Hitler. Sua intenção é, na verdade, provocar a sensibilidade e a curiosidade de seus alunos.
Bem quisto por alguns, mas muito criticado e até processado por outros, sua inquestionável fama coloca os holofotes sobre ele. Ainda mais quando um estranho complô nazista parece persegui-lo.
Previsão de lançamento: 15 de junho
07 – Abandono (Meg Cabot)
A trilogia de Meg Cabot inspirada no mito grego Perséfone e Hades tomou conta da maioria dos meios de comunicação social desde o ano passado e partir daí não parou mais. Sites, blogs, jornais e revistas direcionaram suas atenções para a série Abandono que deverá ser lançada em outubro de 2012, sem dia ainda definido.
A editora Record está apostando todas as suas fichas no lançamento do primeiro livro da trilogia criada pela escritora americana que ficou famosa por ter idealizado a série “O Diário da Princesa”.
Agora só resta esperar pela chegada de Abandono para ver se valeu a pena toda essa expectativa fenomenal em torno da obra. Vamos aguardar...
Sinopse: Uma jovem de 17 anos chamada Pierce sofre um acidente fatal. Quando tem a chance de voltar a vida e reconstruir tudo ao seu redor, ela conhece John Hayden, um rapaz muito estranho. Mesmo em uma cidade nova e em uma escola diferente, as coisas não parecem voltar ao normal. E, ao que tudo indica, John não vai desaparecer até fazer com que Pierce volte ao seu lugar.
Previsão de lançamento: Outubro (sem data definida)
08 – A Companhia Negra ( Glen Cook)
Esta aí mais uma obra que a editora Record vem apostando horrores, à exemplo da trilogia de Meg Cabot. O interessante é que “A Companhia Negra” não se trata de um lançamento original, já que Glen Cook lançou o livro na década de 80. Quer dizer... menos no Brasil.
Aqui na terrinha, “A Companhia Negra” só vai aterrisar no dia 17 de agosto. Não conheço a obra, pois não a li em inglês, mas quem já teve a oportunidade de devorar as suas páginas são unânimes em elogiar o enredo mítico criado por Cook.
Sinopse: “A Companhia Negra” é um grupo de mercenários com uma história que remonta a séculos. Numa tentativa de reviver o passado de glórias, ela se une ao exército da Dama, uma feiticeira de poder inigualável que acordou de um sono de eras para reconquistar tudo que perdeu. A Companhia se vê envolvida, então, em muito mais do que campanhas militares: ela precisa sobreviver aos conflitos extremamente traiçoeiros entre os servos da Dama. Num mundo onde a magia está presente em cada esquina, toda rua esconde segredos maravilhosos... e perigos mortais.
Previsão de lançamento: Outubro (sem data definida)
09 – O Escolhido (Hannah Howell)
Hannah Howell tem um histórico marcante de romances que se tornaram sucessos em vários países, inclusive no Brasil. Um desses livros que foi muito elogiado, tanto pela crítica quanto pelos leitores, foi “A Intuitiva”, lançado recentemente. Agora a escritora americana se preparar para repetir a dose em sua nova obra: “O Escolhido”, com chegada prevista para o começo de junho.
Howell já escreveu mais de 20 romances, mas se formos computar aqueles publicados com psedudônimos, podemos ampliar essa lista para mais de 60!!
Apesar de não ter lido nenhum livro da autora, muitas pessoas que conheço já leram e gostaram, principalmente de “A Intuitiva”. Eles agora aguardam com expectativa a saída do prelo de “O Escolhido”. Segue a sinopse distribuída pela editora Lua de Papel...
Sinopse: Ele tinha dons sobrenaturais... e lhe despertava uma irresistível paixão. Inglaterra, verão do século XVIII. Um homem nu aparece no roseiral da família de Lorelei Sundun.
Ao contrário de gritos ou pedidos de socorro, algo que se esperava da maioria das mulheres de sua época, Lorelei oferece ajuda, pois percebe o embaraço do rapaz, que não sabia onde estava. Ela nunca ouvira falar da família de Argus Wherlocke, nem sobre os dons paranormais comuns entre os membros desta família.
Porém, arrebatada por uma súbita paixão e munida de coragem, ela logo se arrisca para ajudá-lo num jogo perigoso de perseguições. Argus logo descobre que Lorelei é sua única esperança de salvação, e que seu desejo pode ser a mais importante arma para combater seus inimigos.
O escolhido é o quarto livro da saga da família Wherlocke, cujo personagem principal, Argus Wherlocke, tem o dom de hipnotizar as pessoas pelo olhar e pela voz. Argus é da mesma família de Chloe, Penelope e Alethea, personagens apresentadas nos livros A Vidente, A Sensitiva e A Intuitiva.
Previsão de lançamento: 06 de junho
10 – Fantasma (Luiz Alfredo Garcia-roza)
O que falar de um autor que estava acostumado a escrever livros de psicanálise e de repente resolveu migrar para gênero ficcional e logo em seu romance de estréia, nesta nova etapa, já consegue faturar um dos principais prêmios da literatura brasileira: o Jabuti? É evidente que só podemos falar ou escrever bem sobre o sujeito.
O carioca Luiz Alfredo Garcia-roza decidiu trocar de gênero literário, um pouquinho tarde, aos 60 anos de idade, mas nem isso, o impossibilitou de escrever uma obra muito elogiada por todos: “O Silêncio da Chuva”. E foi com esse livro de estréia que ele faturou o Jabuti na categoria romannce.
Estou em dúvida se adquiro essa obra antes de ler “Fantasma” - para já ir me acostumando ao estilo do autor - ou se já compro logo de início o novo romance previsto para ser lançado em 06 de junto. Vamos ver, ainda tenho um pouco de tempo para resolver. Mas uma coisa é certa, vou comprar os livros de Garcia-roza já que após ler Jô Soares, aprendi a admirar os romances de gênero policial brasileiro. Anotem a sinopse publicada na mídia pela editora Companhia das Letras.
Sinopse: A mulher sentada à beira da calçada na Av. Nossa Senhora de Copacabana só se sente em casa vivendo na rua: estar entre paredes a oprime, ela tem a sensação de que vai morrer sufocada. É tão fina e educada que todos a chamam de Princesa. Seu "lar" é um trecho do piso de cimento delimitado por pedaços de papelão. Muito gorda, tem dificuldade para se mover. Mesmo assim, não descuida da aparência: alisa bem o vestido sobre as pernas esticadas, penteia-se com esmero e passa batom com pelo menos frequência - sempre que recebe a visita do delegado Espinosa.
E o delegado Espinosa visita Princesa várias vezes por dia. Afinal, tudo indica que ela viu quem enfiou uma faca no homem muito branco, talvez um estrangeiro, que amanheceu morto na calçada a alguns metros dela. Mas Princesa costuma sonhar, às vezes até quando está acordada... E como saber, nesta vida, o que é realidade e o que se passa no mundo dos sonhos? Isaías é o grande amigo de Princesa. Ele sabe que a amiga viu alguma coisa que não deve ser lembrada.
Acredita que precisa proteger a qualquer custo a moça dos perigos que podem surgir da noite - quando ela dorme sozinha na calçada - e do dia, quando os passantes são tantos que é difícil distinguir o inimigo que se aproxima para desferir um golpe. Como Princesa, Isaías é incapaz de lidar com o mundo complicado onde os dois vivem; como ela, é indefeso e vulnerável.
Previsão de lançamento: 06 de junho
Taí! Escolham seus livros que serão lançados brevemente e boa leitura!!

11 comentários:

  1. Olá,
    Descobri hoje o seu blog, por acaso.
    Gostei muito e já estou a seguir.
    Partilhamos o gosto (e vicío) pela leitura! :)

    Também tenho um cantinho literário, embora tenha mais vontade para ler do que para escrever!!

    Boas leituras.

    Vera
    www.umlivroeumcafe.blogspot.com

    (Portugal)

    ResponderExcluir
  2. Fã de carteirinha das Cronicas de gelo e fogo, estou muito ansioso para chegar o dia 25, até adiantei minha leituras porque quero aproveitar o máximo minha leitura!! e não vai ser o ultimo livro rsrs acredito ter até o sétimo livro, que por mim teria ainda mais xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tdo bem por aí Otávio?
      Vc deve curtir muito a série idealizada por George R.R. Martin. Eu, particularmente, não conheço, mas até agora só ouvi elogios, o que já é um excelente indicador. Quem sabe, um dia, estarei encarando os calhamaços de páginas da saga.
      Desejo-lhe, de coração, uma ótima leitura e que vc viaje bastante com o enredo de "A Dança dos Dragões".
      Abcs!!

      Excluir
  3. Oi Jam, acabei de ler a Morte dos Reis e ainda estou passada rsrsr Parece que cada livro novo fica melhor. Perfeito! As estratégias são brilhantes, as reviravoltas surpreendentes, os padres continuam infernais e dando pitacos na arte da guerra e mesmo odiando Alfredo fiquei triste quando ele morreu. E Eduardo ö! Não vou contar nao, que eu odeio spoilers rsrsr Vai ler o seu rapidinho e depois a gente troca opinião (tou doida prá achar alguem q já tenha terminado de ler). Bj, Pat

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pat!
      Sabe de uma coisa, estou me programando para iniciar a leitura da série Crônicas Saxônicas. Adoro Cornwell, mas a pilha de livros para ler está enorme.... Acho que vou pular alguns romances que já tinha decidido encarar nos próximos meses e vou mergulhar nas "Crônicas", mesmo que para isso tenha de fazer leituras simultâneas de outras obras.
      Olha, será um prazer trocar idéias com vc sobre o livro, tão logo termina a leitura.
      Obrigado pela visita e abcs!!

      Excluir
    2. Esse foi um dos melhores livros da série. Ele iniciou colocando um suspense e o último capitulo, um dos melhores capítulos de toda saga

      Excluir
  4. Adorei seu blog vou voltar mais vezes, gostaria de saber se voce tem noticias do autor de caçador de pipas e a cidade do sol, adorei estes dois e gostaria de ler outros.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rose,
      Os livros escritos por Khaled Hosseini e publicados no Brasil foram apenas "O Caçador de Pipas" e "A Cidade do Sol". Pelo que pesquisei não há previsão de um novo lançamento pelo autor, pelo menos por enquanto.
      Obrigado pela sua visita e volte sempre!
      Abcs!

      Excluir
  5. bom,queria falar que me recomendaram esse blog é bom demais,ja li esse post varias vezes e outros,é sempre bom ver recomndações,ouvir falar que tem um site bom ai de rastreamento um tal de http://rastreamento.org alguem ja ouviu falar?sabe me falar se é bom?

    ResponderExcluir
  6. Olá.

    Na sua lista dos mais aguardados eu incluiria "Os doze" do Justin Cronin.

    Alías, tu tens notícias desta obra ??

    Sds
    Marcelo Plácido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela dica Marcelo! Qdo escrevei a lista não tinha conhecimento do lançamento dessa sequencia de "A Passagem". Sabe tá "meio estranha a coisa" (rs)... O booktrailer de " Os Doze" evaporou-se da Net... Qto ao lançamento da obra de Cronin, a previsão era de que ocorresse simultaneamente no Brasil e exterior. Ocorre, que pelo que pesquisei, o livro foi lançado no exterior em 16 de outubro... mas o Brasil ficou de fora...
      Abcs!!

      Excluir